Realização e Apoio Financeiro

Realização e Apoio Financeiro

Samba de Roda

O samba de roda é uma manifestação musical, coreográfica, poética e festiva, presente em todo estado da Bahia e, em particular, na região do Recôncavo. Tem origem nas tradições culturais trazidas pelos africanos que foram escravizados, mas é considerada uma cultura afro-brasileira, criada no Brasil.

Formas culturais que fazem parte do Samba de Roda em sua configuração atual podem ser encontradas desde o século XVII. Em geral, podemos caracterizar o samba de roda da seguinte maneira:
  • disposição dos participantes em círculo
  • presença de instrumentos musicais, dentre eles, os tradicionais: pandeiro, prato-e-faca, viola. Outros instrumentos usados são: atabaques, tamborins, timbales, marcação, reco-reco, chocalhos, triangulo, tabuinhas. Em geral, os instrumentos são tocados pelos homens, com exceção do prato-e-faca.
  • canto entoado por um ou mais puxadores com coro cantado pelos participantes da roda
  • dança feita dentro da roda, chamada miudinho, que consiste em um sapateado com o pé no chão. A dança é realizada na cintura para baixo e, em geral, é realizada pelas mulheres. A dança é feita uma pessoa por vez, dentro da roda.

Há inúmeras modalidades de samba de roda, mas podemos dividi-las em dois grandes grupos:
  • Samba corrido ou simplesmente samba de roda
  • Samba chula, também conhecido em diferentes regiões como: de parada, amarrado, de viola e barravento

As principais diferenças entre o samba corrido e samba chula se referem às relações entre música e dança e podem ser resumidas em dois pontos principais.

O primeiro é que no samba chula a dança e o canto nunca acontecem ao mesmo tempo, mas os instrumentos estão presentes nas duas situações. No samba corrido a dança, o canto e o toque ocorrem simultaneamente.

O segundo é que no samba chula apenas uma pessoa de cada vez samba no meio da roda e no samba corrido podem sambar uma ou várias pessoas ao mesmo tempo no meio da roda.

Em geral, podemos dizer que o samba corrido é mais livre, mais permissivo e o samba chula é mais exigente, mais rigoroso.


Para saber mais sobre o Samba de Roda: Dossiê Samba de Roda do Recôncavo Baiano (IPHAN, 2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário